O QUE É?

O Concreto aparente, como o próprio nome sugere, é a técnica que consiste em deixar a estrutura de concreto à vista, sem aplicação de revestimentos e acabamentos, buscando manter o concreto em seu estado original e conservando suas características estéticas.

O concreto aparente pode ser utilizado nos mais diversos tipos de obras, sejam elas de infraestrutura, comerciais, industriais ou residenciais e podem ser encontrado tanto em ambientes externos, quanto em ambientes internos.

QUAL A IMPORTANCIA DO TRATAMENTO DE CONCRETO APARENTE?

O principal objetivo do tratamento do concreto aparente é garantir a conservação das características estruturais e estéticas da estrutura. Um tratamento de concreto aparente realizado da forma correta, com materiais de qualidade, as ferramentas ideais e profissionais qualificados, aumenta a durabilidade da estrutura e previne o surgimento e agravamento de anomalias, pois protege o concreto dos agentes agressivos do meio externo que podem causar manchas, infiltrações e envelhecimento da estrutura.

COMO O TRATAMENTO DE CONCRETO APARENTE É REALIZADO?

Identificação e reparo de anomalias: O primeiro passo do tratamento de concreto aparente é a limpeza da superfície da estrutura que é realizado por meio do hidrojateamento de alta pressão e pelo lixamento grosso utilizando politrizes elétricas.

Limpeza da Superfície: Com o hidrojateamento e a lavagem realizada, deve-se examinar a estrutura e identificar as anomalias presentes, como infiltrações, trincas, corrosão e etc. Estas anomalias devem ser tratadas com as técnicas corretas, para que não voltem a surgir e danificar a estrutura.

Estucamento da superfície: O terceiro passo é o estucamento, técnica que consiste na aplicação de uma pasta formada composta por Cimento Branco ou Cimentos Portland Comuns, que variam de proporção conforme a tonalidade buscada de acordo com a estrutura que será tratada. O estucamento tem como principal objetivo, cobrir os poros do concreto que foram formados durante a concretagem, assim garantindo uma superfície mais lisa e uniforme

Polimento: Para que o excesso de estuque seja retirado, é a realizado o polimento manual para garantir uma superfície mais regular e estética.

Pintura: Por último, é realizada a pintura estrutura, camada que tem a função de proteger o concreto de agentes externos agressivos e de dar ao concreto a aparência desejada , conforme a necessidade e o gosto pessoal do cliente. Existem diversos produtos que podem ser utilizadas para atingir o objetivo de proteção, tonalidade e brilho do concreto. São eles:

  • verniz acrílico à base de água ou de solvente;
  • verniz antipichação;
  • verniz de poliuretano;
  • Impermeabilizante hidrofugantes.
  • Impermeabilizante óleo-hidrofugante.
  • Entre em contato conosco

    Saiba Mais